terça-feira, 26 de outubro de 2010 Tags: , , , 4 comentários

Bulimia e Anorexia Espiritual




Bom... Como todos os dias, eu estava navegando na internet e me deparei com o tema "Asfixia espiritual" e comecei a refletir sobre os vários males que tem afligido a nossa vida cristã e algo que me chamou atenção é a "anorexia e bulimia espiritual".  Milhares de pessoas estão mortas espiritualmente pela inanição.
Anorexia e Bulimia são transtornos alimentares, a anorexia consiste em uma rígida e insuficiente dieta alimentar e a bulimia é caracterizada por episódios de compulsão alimentar seguidos de comportamentos compensatórios para não ganhar peso.
Vendo dessa forma, fiz uma analogia da vida espiritual e percebi que existem cristãos anoréxicos, que não se alimentam da palavra, não jejuam, não oram e que vivem vidas "bulímicas" (se enchem da presença de Deus e quando saem da igreja já estão vazios, à espera de um novo culto).
Na bíblia diz que "o povo perece por não conhecer a palavra de Deus", se você não busca o alimento espiritual, assim como acontece fisicamente, irá enfraquecer até perecer... No pecado, porque o pecado traz morte!
Recentemente eu vivi um período de anorexia espiritual... Quase não orava e nem jejuava...  Estava trabalhando a noite, ia à igreja só aos domingos, isso quando minha folga caía no domingo.
E dessa forma fui me tornando uma cristã raquítica, frágil, vulnerável... Minha adoração se tornou mecânica, minhas orações não passavam de palavras repetidas e vazias... Ia aos cultos e parecia uma pedra sentada no banco... Todo mundo ao meu lado sentia a presença de Deus... Eu ali seca, totalmente sem vontade e crença... Via meu namorado transbordando na presença de Deus e eu chorava...
Por estar sentindo Deus? Não! 
Por querer sentir um pouquinho... Por precisar de ajuda e não conseguir pedir... Vivia uma vida cheia de máscaras... aparentemente feliz,  uma pessoal extremamente espiritual.
Essa era a imagem que eu refletia... Mas no fundo só restavam os ossos secos.
Quando se está fraco você se torna presa fácil do diabo... Estava com fome então comecei a comer compulsivamente os pratos que o diabo me oferecia: "Deus não está nem aí pra você", "Ele não se importa" e por aí vai... Desnutrida espiritualmente só me restou pedir a Deus pra me 'matar' (Senhor, por favor, me leva pra morar com você, era minha única oração). Por não aguentar mais.
Mas o médico dos médicos olhou pra mim... Soprou seu espírito sobre meus ossos secos e me tirou do vale da morte espiritual... Hoje graças à misericórdia do meu Deus e as orações de pessoas que me amam muito, eu estou bem e por isso resolvi compartilhar minha experiência, um tanto dolorida, porém o dever de cristã que tenho, me fez trazer até vocês este relato para que não cometam o mesmo erro que eu e entendam a importância de buscar o alimento dos céus... De nutrir-se da palavra de Deus... De emagrecer o corpo e engordar a alma com jejuns e de falar com Deus através de orações.
Porque "Melhor é um dia nos teus átrios Senhor do que mil noutro lugar" (Salmo 84:10 NVI), não existe prazer maior que estar na presença de Deus!

E pra não ficar só em minhas palavras... vou postar um vídeo com um trecho de uma pregação do Pastor Jehan Porto, sobre esse mesmo tema... espero que possa edificar tua vida.. tanto quanto edificou a minha.




Fiquem com Deus!

4 Response to Bulimia e Anorexia Espiritual

26 de outubro de 2010 às 19:55

Pedro nos exorta a buscarmos o genuíno leite espiritual (I Pedro 1:22). Ele está disposto a nos oferecer e algumas vezes, não aceitamos..

Lo, excelente texto, muito bom mesmo. O que mais gostei foi a sua sinceridade. É esta sinceridade que toca tanto no texto. E, pode ter certeza que o Senhor tá usando o texto pra nos abençoar... Já fui muito abençoado com a leitura.. =D

Deus abençõe-te muito.

27 de outubro de 2010 às 13:23

Muito interessante e edificante o seu texto. Realmente se não buscarmos o alimento espiritual, assim como buscamos o alimento fisico, iremos enfraquecer até perecer... Um dia desse,devido a muita ocupação que tive, nao me alimentei...Me senti fraco no final da tarde. Que nao venhamos a perder de vista o alimento espiritual em nossas vidas.

Deus abençoe sua vida grandiosamente!

27 de outubro de 2010 às 14:14

Como vc sabe filha... Eu não me preocupo muito com o alimento da carne, mas o espiritual, este se eu não o receber não sou ninguem. Dias desses comentei pra uma amiga que so queria uma coisa na vida e ela achando que sabia dos meus desejos, rapidamente respondeu... Quer a tua casa não é?
E eu disse: - Não, mais do que isto quero que cresça a minha fé, pois quanto mais de Deus eu tiver, menos precisarei buscar no mundo, porque Ele sabe de todas minhas necessidades. Amo muito você e continue com teu alimento espiritual. Deus abençoe a todos. Ass: Mamãe

27 de outubro de 2010 às 16:13

O texto realmente nos faz refletir..Qual tipo de cristão que realmente estamos sendo..confesso que por diversas vezes também tenho passado por momentos em que me sinto totalmente perdida e frágil, momentos em que a dor da alma é tão grande que não cabe dentro do peito e o que resta e gritar pra Deus, por sua infinita misericórdia..e com o seu texto e testemunho pude perceber que existem milhaes de pessoas com o mesmo tipo de sentimento..e que quando muitas vezes pensamos não poder ajudar a ninguém tamanha é a dor e sofrimento, Deus nos mostra que mesmo em nossa dor podemos sim ajudar, pois Deus usa as nossas provações para que possamos ser testemunho Dele, de que Ele sempre está conosco mesmo quando achamos que já não suportaremos mais..
Os mistérios de Deus e o seu agir são inquestionáveis pois somente Ele conhece os melhores caminhos..
Amiga AmOO teee ...Ficou ótimo o texto e muito edificante...conte sempre comigo!! bjoo
Nubia Andrade

Postar um comentário